COMVERS elege nova diretoria 2017-2019

Associações Vênetas do COMVERS após eleição.


No último domingo, dia 24 de setembro, às 10 horas, ocorreu a Assembleia de Eleição da Gestão 2017-2019 do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS), junto ao Moinho Colognese e Museu do Pão, em Ilópolis – RS.

O Complexo arquitetônico do Museu do Pão é administrado pela AAMoinhos, uma associação com finalidades culturais e de preservação de costumes herdados também pelos descentes de imigrantes italianos. O conjunto já recebeu reconhecimento internacional pela sua importância como também o maior premio de patrimônio histórico nacional o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - IPHAN.

Durante a assembleia foi apresentada duas chapas: “COMVERS Realizador” apresentado pela diretoria em exercício e a “Renovação” por demais associados, após amplo debate com os Conselheiros e representantes das chapas foi apresentada uma chapa de consenso, onde todos decidiram por unir as forças na continuação do trabalho junto ao Comitato.

Ismael Rosset, foi reeleito Presidente da entidade que congrega 46 associações no Estado Gaúcho. Essas Entidades representam os descentes de Vênetos que aqui chegaram, imigrados do norte da Itália nos séculos passados.

Prestigiaram o evento autoridades do Município de Ilópolis, o Prefeito Municipal  Edemar Pedro Rovadoski, a Secretária de Educação e Cultura Sandra Forti, Secretário de Turismo Jurandir Marques e os representantes do Poder Legislativo Valdir Boncoski e Luis Junior Tomasini, além do Padre Clécio José  Henckes que deu uma benção especial ao final do encontro. Os representantes das entidades receberam lembranças, a erva-mate símbolo da hospitalidade e um bom chimarrão e o pão, símbolo do partilhar e compartilhar as dificuldades e as alegrias.

A reunião foi convocada pelo até então presidente do COMVERS, Sr. Ismael Rosset, que em suas palavras agradeceu aos presentes por terem cedido parte de seu tempo a favor da magnitude e importância deste evento. E falou das ações que realizou com o apoio de muitos Associados: Missão oficial do Governador Luca Zaia ao Rio Grande do Sul; Inauguração do monumento de São Marcos em Santa Tereza; Apoio para a viagem à Itália e programação cultural para o Coro da Tramontina; Recepção ao Presidente da Associzione Bellunesi nel Mondo – Oscar de Bonna; Viagem de Idosos “Ritorno alle Origine” em parceria com a Associazione Bellunesi nel Mondo; Viagem destinada aos jovens “Ritorno alle Origine” em parceria com a Assocciazione Bellunesi nel Mondo; Doação do busto pelo Vaticano para a comunidade de São Valentin do Sul; Viabilização de Curso de Arquitetura Palladina em Vicenza; Realização do Pacto de Amizade de Arvorezinha com Alpago; Missão para viabilização do Pacto de Amizade entre Guaporé e Valdagno e participação na Fiera di Oro di Vicenza e monumento de São Marcos (escultura feita por robô); Execução das pinturas feitas pelo artista Gian Antonio Cecchin; Lançamento do Livro de Anna Rech; Coordenação da Rota Turística Pão e Vinho (Serra Gaúcha e Alto do Vale do Taquari); Realizamos 11 (onze) reuniões de Diretoria, para tratar dos mais diferentes assuntos; Incentivamos para o surgimento de novos Pactos de Amizades entre municípios do Rio Grande do Sul e Região do Vêneto; Apoiamos as Entidades filiadas nas suas ações locais e internacionais; Incluímos, com a aprovação das Assembleias, três novas Entidades filiadas e apresentamos mais três. Não houve nenhuma exclusão de Entidade filiadas durante a gestão; Visitação e participação em vários eventos promovidos pelas Entidades filiadas e pelos municípios.

COMVERS é uma confederação que mais realiza ações de preservação de cultura vêneta entre as onze existentes no mundo.

Nas novas metas da nova diretoria está a reformulação do Estatuto da Entidade, reformulação do site, novos Pactos de Amizades e projetos de intercambio, atender a demanda das Entidades filiadas.

Antes da assembleia foi oferecido para as caravanas um café da manhã na Bodega do Moinho Colognese. Durante toda a manhã, as chapas discutiram entre si para decidir suas ordens e o que iriam apresentar para o público presente. Apesar de ser um evento aberto para todos os associados, apenas os membros das associações vinculadas ao Comitato estiveram presentes durante a hora da votação, para que assim houvesse um resultado mais rápido, coerente e de fácil compreensão de todos. Ao final foi servido um almoço para os Associados, visando a confraternização entre todos.

Para o presidente, Ismael Rosset “Acredito que essa assembleia teve o intuito de unir todos em favor do bem comum, pois todos querem que o trabalho continue e seja cada vez mais forte e independente de quem esteja conduzindo o Comitato.” Ismael ainda ressaltou a importância de ser Ilópolis a sede desse evento, pois isso pode mostrar o potencial cultural e turístico que a cidade possui, segundo ele “Ilópolis, sendo uma cidade pequena e com famílias principalmente de descendentes italianos, pode mostrar todo o seu rosto para os visitantes, tendo a certeza que todos puderam levar consigo um pouco da hospitalidade e educação desse município”.
 
Após um grande consenso entre as chapas, foi decidido que a nova diretoria não teria apenas um lado, visando continuar o trabalho feito até então e podendo usar as novas ideias que a outra chapa gostaria de apresentar, os dois lados decidiram unir as forças e continuar o trabalho do COMVERS, evitando qualquer racha que pudesse ocasionar o detrimento da entidade.

O consultor do COMVERS para a Região do Vêneto, Sr. Cesar Auguto Prezzi, comentou sobre seu trabalho junto ao Comitato e em suas palavras salientou que continuará o trabalho de Pacto de Amizade, ou seja convênio entre cidades rio-grandenses com cidades o Vêneto – Itália que estão em andamento e finalizará outros projetos até que outros membros do Comitato preparassem e capacitassem para assumir esse, segundo Prezzi “Já tenho muito tempo junto ao Comitato, trabalhando e fazendo meu melhor, espero que aquele que entrar no meu lugar possa fazer um trabalho que seja digno de um consultor, pois é o que eu espero de meus companheiros do COMVERS”.

Quem ocupará a diretoria do Comitato serão as seguintes pessoas: Presidente: Ismael Rosset de Ilópolis , Vice-Presidente: Moacir Sylvio Dal Castel de Carazinho, Segunda Vice-Presidente: Isabel Cristina Dalcin Quirino de Santa Maria, Tesoureiro: Airto Bravo de Arvorezinha, Segundo Tesoureiro: Daniel Kayser de Caxias do Sul, Secretaria: Maria de Fatima Giacomini de São João do Polesine, Segunda Secretaria: Sediane Dall’ Agnol Roman de Ilópolis. Para o Conselho Deliberativo: Deives Picinini Scalcon de Jaguari, Zulmir Miotto de Nova Prata, Jandir Oselame de Bento Gonçalves, Clarice Fasolo Pilati de Passo Fundo, Mariane Zanella de Erechim e Gabrielle Tesser Gugel de Bento Gonçalves. Para os Suplentes do Conselho Deliberativo: Marlei Zanete de Caxias do Sul, Ademir Bacca de Bento Gonçalves e Denise Demoliner de Flores da Cunha. Para o Conselho Fiscal: Reni Rui Três de Passo Fundo, Valério Simonetti de Bento Gonçalves e Ávida de Fátima de Oliveira Brondani de Faxinal do Soturno. E para os Suplentes do Conselho Fiscal: Adriana Terezinha Fantin de Caxias do Sul, Jandira Ferri de Doutor Ricardo e Graziela Mazzarotto de Flores da Cunha.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representantes de cidades gaúchas e da Itália prestigiam inauguração do Monumento Leão Alado de São Marcos